Conheçam nosso novo site.

Conheçam nosso novo site.
O NOSSO BLOG AGORA VIROU UM PORTAL DE NOTICIAS. ----------------------Aqui ficaram arquivadas as matérias antigas do Blog, se você quiser acompanhar as novas matérias do novo portal “Plantão JTI” clique na imagem acima ou é só acessar o novo site através deste endereço www.plantaojti.com.br

quinta-feira, 8 de março de 2012

Fiscais flagram 24 trabalhadores em situação similar a escravos, em GO

Grupo operava máquinas em lavoura de soja na cidade de Rio Verde.
Ação constatou jornada de 16 horas diárias e condições degradantes.

Uma fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás (SRTE/GO) resgatou 24 trabalhadores de situação análoga à de escravidão, em uma fazenda de Rio Verde, a cerca de 91,3 quilômetros de Jataí. Realizada no dia 2 de março, a operação conjunta com o Ministério Público do Trabalho e Polícia Federal foi divulgada nesta quarta-feira (7).


Os homens trabalhavam como operadores de máquina na colheita da soja e no plantio de milho safrinha para um grupo empresarial do município, de acordo com o chefe da seção de inspeção do trabalho da SRTE, Valdivino Vieira. Ele explica que os trabalhadores são moradores da região sudoeste do estado.

Segundo Valdivino, o grupo trabalhava há cerca de um mês sem descanso nas plantações de cerca de 6 mil hectares. A situação análoga à escravidão é caracterizada também pela precariedade dos alojamentos e as jornadas exaustivas de trabalho de até 16 horas diárias.

Precariedade

Coordenador da operação, o auditor fiscal do trabalho Roberto Mendes disse ter constatado as condições degradantes nos dois barracos próximos às lavouras de soja. "Esses locais estavam sujos, não tendo nenhuma estrutura para servir como moradias. Os únicos móveis existentes no local eram as camas velhas. Tinha também trabalhador sem colchão, dormindo na tábua", conta.

Segundo ele, nas frentes de trabalho não havia instalações sanitárias e nem fornecimento regular de água fresca e potável. Os fiscais estavam na região em busca de uma carvoaria quando se depararam com o caso.
Durante a ação, os trabalhadores foram levados para Rio Verde, onde receberam verbas rescisórias e tiveram a liberação da Guias de Seguro Desemprego. Os empregadores foram autuados em cerca de 200 mil pelo Ministério do Trabalho.

No ano passado, 291 pessoas foram resgatadas em 13 operações contra o trabalho escravo em Goiás. "Esse combate faz parte da atividade rotineira do Ministério do Trabalho. Investigamos todas as denúncias que chegam", diz o chefe da seção de inspeção do trabalho da SRTE, Valdivino Vieira.

Fonte/Gabriela Lima  
Do G1 GO
Adaptações/Saulo Prado 



0 comentários:

Postar um comentário

Buscado cada vez mais interatividade com os seus leitores; o “Plantão de Policia JTI” agora disponibiliza duas caixas de comentários, a caixa especifica do site, e também a caixa de comentário do Facebook.

“NÃO MAIS SERÃO ACEITOS OS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS OFENSIVOS A TERCEIROS NO PLANTÃO DE POLICIA JTI “

Cursos On-line com Certificado - Cursos 24 Horas
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...