Conheçam nosso novo site.

Conheçam nosso novo site.
O NOSSO BLOG AGORA VIROU UM PORTAL DE NOTICIAS. ----------------------Aqui ficaram arquivadas as matérias antigas do Blog, se você quiser acompanhar as novas matérias do novo portal “Plantão JTI” clique na imagem acima ou é só acessar o novo site através deste endereço www.plantaojti.com.br

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Dez assassinatos em pouco mais de um mês em Jataí; assusta a população.



O final de ano em nossa cidade abelha foi trágico, e os 8 primeiros dias de 2013 não ficaram para trás; de dezembro para cá foram 10 assassinatos em nossa cidade. Para uma comunidade acostumada com o sossego da vida no interior, esta onda de violência é perturbadora, percebemos a reação da população nas redes sociais e em rodas de bate papo; o assunto comentado e criticado pela população nos últimos dias, infelizmente tem sido sobre as vidas ceifadas pela violência.


Coincidentemente ou não; esta onda de crime aumentou assustadoramente após o fechamento do CIAJ, e a soltura de um grande numero de presos da cadeia pública local no inicio de dezembro. 

É mais que perceptível à atuação de nossa polícia, é notável que as forças de segurança pública de Jataí estão se empenhando ao máximo para manter a ordem e o sossego público, mas algum fator esta impedindo este processo, sabemos que os maiores problemas que Jataí enfrenta hoje em relação a segurança pública e a falta de espaço para prender os delinquentes, já que a nossa cadeia pública que foi construída para 40 presidiários hoje conta com quase 300 presos;   o CIAJ, local que era destinado a apreender os menores infratores, foi fechado por causa de uma “estupida” lei, que diz que o município não pode tomar conta de seus menores infratores, e que esta responsabilidade é do Estado. 


“Eu me pergunto que Estado?”



Complexo de delegacias da Policia Civil

construído com recursos da

administração municipal de Jataí.
Pois em Goiás o único Estado que estamos tendo ciência ultimamente, é com o estado de descaso que a nossa segurança pública é trada pelo governo estadual,    recentemente assistimos a prefeitura de Jataí  ultrapassar as suas responsabilidades constitucionais, e construir um complexo de delegacias para a polícia civil, no intuito de dar melhores condições de serviço aos bons policiais que temos em nossa cidade; já que o estado se quer tinha um local para abrigar as delegacias de Jataí.


Eu que milito na área de notícias policial, sou testemunha que a nossa polícia esta “enxugando gelo”, devido a uma legislação ineficiente, onde se confunde direitos humanos com impunidade; todos os dias observamos a nossa polícia prender  delinquentes, e em questão de horas os mesmos são devolvidos a nossa sociedade por esta legislação feita para “Inglês ver”; legislação esta que se esquece que a nossa realidade é outra, bem mais impactante do que no papel.


Precisamos urgente fazer uma mobilização cobrando do congresso nacional leis mais severas, que mostre aos criminosos que eles não ficarão impunes, precisamos também urgentemente mudar o sistema prisional de nosso país, pois da forma que as nossas prisões estão, elas se transformaram em verdadeiras faculdades do crime, já que ao invés de reeducar,  estão transformando simples delinquentes em criminosos perigosos. Outra questão que precisa ser revista em nossas leis, é a questão do menor, hoje vemos inúmeros crimes sendo cometido por menores, por eles saberem que não serão punidos, os criminosos sabendo desta brecha na lei, muitas vezes influencia os menores a entrarem no mundo da criminalidade a fim de efetuar os seus crimes e saírem impunes.


Agora se tratando de nossa situação local, nós jataienses precisamos nos mobilizar e cobrar de forma incisiva de nossas autoridades estaduais, uma solução definitiva para o nosso presidio e também um local para serem apreendidos os menores infratores de nossa cidade.

Há informações que nos próximos dias o secretário estadual de segurança pública Joaquim Mesquita estará em Jataí, e este é o momento oportuno de nós nos mobilizarmos e cobrarmos ações mais enérgicas do governo do estado em nossa cidade, de nada adianta ficarmos criticando o sistema, se não arregaçamos as mangas e começarmos a fazer a nossa parte.  



Por/Saulo Prado
Imagens/Carlos A. Cabral

0 comentários:

Postar um comentário

Buscado cada vez mais interatividade com os seus leitores; o “Plantão de Policia JTI” agora disponibiliza duas caixas de comentários, a caixa especifica do site, e também a caixa de comentário do Facebook.

“NÃO MAIS SERÃO ACEITOS OS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS OFENSIVOS A TERCEIROS NO PLANTÃO DE POLICIA JTI “

Cursos On-line com Certificado - Cursos 24 Horas
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...