Conheçam nosso novo site.

Conheçam nosso novo site.
O NOSSO BLOG AGORA VIROU UM PORTAL DE NOTICIAS. ----------------------Aqui ficaram arquivadas as matérias antigas do Blog, se você quiser acompanhar as novas matérias do novo portal “Plantão JTI” clique na imagem acima ou é só acessar o novo site através deste endereço www.plantaojti.com.br

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Mais de 200 animais silvestres foram capturados este mês em perimetros urbanos em Goiás

No final da matéria veja o vídeo do Lobo Guará que toda noite visitava um Bar em Jataí

O número de animais silvestres nos centros urbanos tem chamado a atenção em Goiás. Este ano, o corpo de Bombeiros já capturou 213 animais silvestres no Estado, 10 a mais que em todo o mês de janeiro do ano passado.

Jaboti, jararaca e até tamanduás são alguns dos bichos entregues ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama). Nesta quinta-feira (26), os bombeiros capturaram uma jiboia e dois tamanduás-mirins. A cobra estava no quintal de uma casa em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia. O réptil acabou solto em uma reserva ambiental da região.

Capivara capturada em Bairro em Jataí
Um dos tamanduás foi capturado no Setor Goiânia 2 e passa bem. O outro não teve a mesma sorte. Atropelado por uma moto na BR-060, na saída para Trindade, ele sofreu traumatismo craniano e está sob os cuidados de veterinários do Cetas.

Na quarta-feira (26), uma capivara apareceu no Córrego Cascavel, perto da Avenida Independência, uma das mais movimentadas de Goiânia, e deu muito trabalho para ser capturada. Em Guapó, cidade a 38 quilômetros da capital, bombeiros foram chamados para pegar uma cascavel.

Abrigo
Coordenadora da Fauna e Recursos Pesqueiros do Cetas, Ana Carolina Dias Oliveira conta que os animais, quando chegam ao local, passam triagem e tratamento veterinário. "Os que estão possibilitados de retornar à natureza vão imediatamente. Outros ficam aguardando cativeiro aqui mesmo", explica.
A maioria destes bichos é levada para o Cetas pelo Corpo de Bombeiros. Segundo o coronel Martiniano Gondim, assessor de comunicação da corporação, com as chuvas a vegetação acaba ficando muito perto das cidades e facilita a passagem dos animais em busca de alimento.
Cuidado
Mesmo que o bichinho tenha aparência inofensiva, o coronel alerta: "Não é indicado tentar pegá-lo. Ele tem aparência inofensiva, mas tem garras, unhas e dentes, que podem estar contaminados com bactérias. Ele acaba riscando a pele e pode colocar em risco a vida dessa pessoa", diz Gondin.

Quem encontrar um animal silvestre deve chamar imediatamente o Corpo de Bombeiros por meio do telefone 193. Uma equipe especializada vai capturá-lo e levá-lo até o Cetas.

Fonte/ G1 GO
Adaptações/Saulo Prado
 Casos em Jataí: 

Em Jataí também já aconteceu vários casos de animais silvestres em perímetros urbanos, como o caso da capivara aprendida pelo corpo de bombeiro no início do mês   no bairro Filostro Machado reveja a matéria; “O CORPO DE BOMBEIRO DE JATAÍ CAPTUROU UMA CAPIVARA NO BAIRRO FILOSTRO MACHADO”.
Outra historia que ficou conhecida na cidade, é a do Lobo Guará que a um tempo atrás, visitava  toda noite o bar do Capitão no Lago Bom sucesso em Jataí; o dono do bar, o Dener  chegou a alimentar o animal veja o vídeo :





Comente agora:

0 comentários:

Postar um comentário

Buscado cada vez mais interatividade com os seus leitores; o “Plantão de Policia JTI” agora disponibiliza duas caixas de comentários, a caixa especifica do site, e também a caixa de comentário do Facebook.

“NÃO MAIS SERÃO ACEITOS OS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS OFENSIVOS A TERCEIROS NO PLANTÃO DE POLICIA JTI “

Cursos On-line com Certificado - Cursos 24 Horas
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...